Pronunciamento

Milton Hobus - 077ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/08/2019
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Agradece a todos os amigos e colegas as felicitações pelo seu aniversário.
Destaca que no último mês ocorreram muitas discussões em Plenário em relação à área da agricultura e aos agroquímicos usados pelos produtores catarinenses. Registra que em função disto protocolou duas indicações que serão enviadas ao secretário da Agricultura de Santa Catarina, sugerindo ações agroecológicas. Menciona que a primeira tem o objetivo de levar orientação ao agricultor catarinense, e que a segunda visa à compra direta de produtos orgânicos, na região onde ocorre o consumo, que é uma forma de ajudar os produtores locais e ter uma agricultura mais sustentável no estado.
Informa também que solicita seja desenvolvido junto aos agricultores catarinenses, um Programa de Parceria junto a Federação de Apicultores de Santa Catarina, Faasc, e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Defesa Vegetal, Sindiveg, que tem por objetivo levar o Projeto Colmeia Viva aos agricultores e apicultores. Procede apresentação de vídeo para ilustrar sua fala. Ressalta que o projeto tenta entender os fatores que afetam a perda dos insetos e colmeias, mapeamento de abelhas, visitas ao campo com amostras coletadas, identificação de tipos de resíduos de defensivos agrícolas que afetam as abelhas, também contém um manual onde se encontra como aplicar agrotóxicos com segurança. Cita que tudo será oferecido de forma voluntária e gratuita. Destaca que existem ferramentas para se ter uma agricultura verde, bem melhor, e que vão ajudar o produtor e o estado.
Conclui, solicitando ao líder do governo, deputado Maurício Eskudlark, que cumpra o acordo realizado em relação ao projeto, para encaminhar e estruturar o mesmo em conjunto com o Poder Executivo. [Taquígrafa: Ana Maria]