Pronunciamento

Milton Hobus - 029ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/04/2019
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Inicia o discurso parabenizando Rio do Sul por ter completado 88 anos em data anterior. Relata que nos últimos 10 anos a cidade permaneceu no pleno emprego, servindo de referência para o estado, mesmo sem infraestrutura nas rodovias que dão acesso à cidade e sem aeroporto.
Conta que as principais empresas de Rio do Sul nasceram de "fundo de quintal" e atualmente são referência, gerando milhares de empregos. Cita como exemplo a Pamplona, a Metalúrgica Riosulense, a Fran, a H. Bremer, além de outros casos de sucesso.
Relata outros pontos positivos da cidade, como os hospitais funcionando plenamente, modelos de gestão que permanecem em vários mandatos diferentes; o título de uma das melhores cidades do país para se viver acima dos 60 anos de idade; reconhecimento por alguns anos como a melhor cidade do Brasil em tratamento de saúde bucal a crianças de 0 a 12 anos; referência em cuidar do trabalhador dentro das fábricas, tornando-se uma cidade que cuida das pessoas. Apoiando-se na importância de Rio do Sul, levanta a situação ruim da BR-470, e argumenta que o governador deve levar esse problema ao Presidente da República.
Comenta sobre a Defesa Civil de Santa Catarina, que fez um trabalho planejado de estruturação e mapeamento das áreas de risco de 100% dos municípios, gerenciado por um software que envia alertas a todos os moradores da região em risco climático adverso. Informa que é um projeto feito exclusivamente em Santa Catarina. Questiona o motivo do governo em pretender a retirada do status de secretaria da Defesa Civil, deixando-a vinculada ao gabinete do governador. Argumenta que essa ação não corta nenhum cargo, consequentemente não traz nenhuma economia.
Conclui, comentando a questão dos incentivos fiscais em Santa Catarina, dos decretos realizados sem os devidos debates, e a instabilidade na economia catarinense que está prejudicando o índice de arrecadação tributária. Elogia a postura do secretário Paulo Eli, que passou a conversar com setores produtivos catarinenses, dando os encaminhamentos necessários.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Concorda com o deputado sobre o status de Secretaria da Defesa Civil e acrescenta também o caso da Secretaria da Justiça. [Taquígrafa: Sara]