Pronunciamento

Milton Hobus - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/09/2020
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Comenta que foi votado na Casa um projeto de lei proibindo o aumento de tarifas dos serviços concedidos em época de pandemia ou calamidade. Elogia a empresa Copel, distribuidora de energia do Paraná, que efetuou mudanças no valor da energia elétrica, reduzindo o custo para os cidadãos paranaenses, enquanto a Celesc, distribuidora de energia de Santa Catarina, aumentou as taxas. Acrescenta que o problema da Celesc é apenas de gestão, e desaprova a atitude do presidente e diretores da referida empresa.
Comenta que o ciclone, ocorrido no Estado no mês de junho, deixou 80% da região do extremo oeste sem energia elétrica, e denuncia que as pequenas empresas, que consertaram os estragos e reestabeleceram as energias, ainda não receberam ressarcimento da Celesc. Relata que recebeu uma ligação de um empresário, dono de uma dessas empresas que prestou serviço, e o mesmo alegou que está com dificuldades de realizar a folha de pagamento da sua empresa, pois ainda não recebeu o ressarcimento da Celesc. O Deputado solicita que a Celesc efetue o pagamento para as empresas responsáveis pelos consertos dos estragos causados pelo ciclone. Também pede para a Deputada Paulinha, atual líder do Governo Estadual, que ajude a solucionar essa situação.
Informa que realizou um pedido de informação ao Governo do Estado, solicitando esclarecimentos acerca de reformas em algumas escolas. Lamenta a demora do Governo em efetuar licitações para iniciar as devidas obras, e acrescenta que é um bom momento para realizar as reformas, pois as escolas estão vazias por conta da pandemia. Acrescenta que a resposta tardia do Governo do Estado foi falta de receita e proibição de todas as obras na Secretaria da Educação em função da pandemia. O deputado discorda do posicionamento do Governo do Estado, pois na questão financeira o mês de julho obteve recorde de arrecadação, e os alunos encontrarão as escolas em piores condições quando as aulas retornarem.
Relembra que no ano anterior, o Governo do Estado prometeu investimento maciço na infraestrutura do setor educacional, mas afirma que a realidade é bem diferente do prometido, mesmo havendo receita disponível para obras.
Por fim, afirma que o Governo do Estado precisa efetuar planejamentos e ouvir os deputados, pois o desempenho está muito abaixo do necessário.
Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Tece elogios ao presidente da Copel e ao Governador do Estado do Paraná. [Taquigrafia: Northon]