Pronunciamento

Milton Hobus - 058ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/06/2018
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Comenta por exibição de vídeo o desempenho e a organização da Defesa Civil no estado de Santa Catarina, aclamado pela Agência de Cooperação do Japão, Jica, com referência mundial na gestão de desastre provocado pela natureza, graças à parceira do governo do estado com a referida instituição, oferecendo meios para reduzir os efeitos de deslizamentos de terra que tanto atinge a comunidade catarinense.
No momento seguinte, destaca que, em data anterior, o estado fechou convênio com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, CPRM, com sede em Brasília, disponibilizando o mapeamento de risco geológico dos 295 municípios de Santa Catarina, em tempo real, promovendo ação preventiva nos momentos de crise. Também, na próxima semana, o secretário municipal do Meio Ambiente, Rodrigo de Andrade propiciará ao estado, por meio de convênios, imagens automáticas de satélite com a finalidade de proteger a vida do povo catarinense. Agradece aos governadores Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira por permitirem que tudo isso acontecesse.
Seguindo sua explanação, reporta-se à divulgação da imprensa das contas do governo estadual referente ao ano de 2017, salientando que houve rombo no orçamento, posição que descumpre a Constituição. Manifesta insatisfação do parecer elaborado pelo Ministério Público no que se refere aos serviços básicos oferecidos à população, como saúde e educação e ao aumento de gasto na Folha de Pagamento. Entretanto, posiciona-se na defesa veemente do trabalho responsável realizado pelo governo, parabenizando o governador Raimundo Colombo pela coragem e desempenho.

Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Corrobora as palavras do deputado, acrescentando que quando viajou ao Japão com o governador Raimundo Colombo tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da Jica, e agora os catarinenses vivenciam o eficaz procedimento de combate à ação da natureza, graças à diplomacia entre as nações feita por entidades e lideranças regionais. [Taquígrafa: Elzamar]