Pronunciamento

Milton Hobus - 080ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/10/2020
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Relata aos demais Colegas que foi contaminado pela Covid-19, mas encontra-se em casa, estável e em recuperação.
Relembra sobre a votação da Medida Provisória, da qual foi relator, que fazia justiça aos funcionários da Saúde através de gratificações, agraciando médicos de algumas UTIs, porém essa medida acabou criando conflitos.
Comenta que houve a procura de um amplo entendimento com os setores de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde para encontrar um equilíbrio. Acrescenta que ao fim houve a inclusão dos demais funcionários dos hospitais, do Centro de Operações de Emergência e Saúde - COES e organizações sociais da Saúde, atendendo o pessoal da linha de frente.
Informa que essas gratificações são importantes para incentivar os profissionais de Saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19 e, consequentemente, mantém as UTIs funcionando, também diminuindo a fila de atendimento das cirurgias eletivas.
Critica a atitude da Secretaria de Estado da Saúde que, através da Portaria n. 763, nomeou 28 pessoas para o COES, incluindo jornalistas e fotógrafos. Pede apoio aos demais Deputados para fazer uma moção solicitando ao Secretário da Saúde que justifique esse ato irracional e irresponsável.
Repudia outra portaria, que trata de realocar R$ 450 mil em recursos para despesas com aeronaves para uso do Governo Estadual e Secretários, indo na contramão do que o Governo pregava no passado. [Taquigrafia: Northon]