Pronunciamento

Milton Hobus - 094ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/11/2020
DEPUTADO MILTON HOBUS (Orador) - Demonstra preocupação com a condução da pandemia de coronavírus em Santa Catarina. Enfatiza que não há como desassociar a pandemia da vida das pessoas e da economia do Estado. E comenta que muitas escolhas poderiam e podem ser diferentes, argumentando que, agora, o cidadão, o Governo Federal e o Governo Estadual estão mais preparados para enfrentar uma segunda onda. Acrescenta que os leitos de UTI precisam ser reativados para permitir o acesso ao tratamento.
Menciona o momento preocupante na agricultura do Estado por conta da estiagem e das chuvas de granizo, que afetará diretamente na economia de Santa Catarina. Por outro lado, cita o forte crescimento industrial. Cita incoerências nas regras para determinados estabelecimentos, como por exemplo a dificuldade das mães em cuidar das crianças devido ao fechamento das escolas.
Ainda, sobre os problemas na economia, o Deputado questiona os critérios estabelecidos para o setor hoteleiro, argumentando a facilidade para a vigilância sanitária em fiscalizar os hotéis, e acrescentando que a única situação de aglomeração é durante as refeições, podendo também ser facilmente controlado.
Relata que recebeu informação de um vereador de Piratuba, contando que o comércio está organizando um abaixo-assinado porque a Prefeitura fechou novamente o Balneário da cidade.
Ressalta que a falta de atitudes do Governo do Estado está resultando no aumento da onda de coronavírus. E novamente volta a defender a abertura do setor hoteleiro, tomando as devidas precauções.
Informa que debateu com cidadãos da Itália sobre temas referentes ao coronavírus para saber como a Europa está lidando com a economia durante a pandemia.
Encerra o discurso, apelando ao Governo de Santa Catarina para que reveja os protocolos, os erros na condução da pandemia e o impacto econômico no setor hoteleiro e escolar. [Taquigrafia: Northon]