Pronunciamento

Mauro de Nadal - 007ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/02/2019
DEPUTADO MAURO DE NADAL (Orador) - Faz alusão às pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, ratificando que desde 2015 as referidas pontes estão no cronograma do Deinfra para revitalização, destacando que naquela época foi orçada em R$ 64 milhões, considerando o montante pequeno pela envergadura das duas pontes, e salienta que o tempo passou e nada aconteceu.
Dando continuidade ao assunto, reporta-se à atualidade, repercutindo a manifestação do governador do estado da disposição de R$ 31 milhões para recuperar as duas pontes, e pontua que tal valor não acolhe a necessidade estrutural de tais pontes. A respeito do assunto, informa que apresentará um requerimento ao governo do estado, solicitando detalhar os procedimentos que serão feitos com o valor liberado.
No segundo momento, exemplifica que a ponte Rio-Niterói foi onde o governo do Rio de Janeiro conseguiu buscar recursos da iniciativa privada, vendendo publicidade nas cabeceiras das pontes para preservar a manutenção, e sugere ao governador Carlos Moisés inspiração na decisão ora citada, uma vez que Santa Catarina encontra-se com dificuldade financeira.
Em relação à Ponte Hercílio Luz, afirma que é o exemplo mais gritante, posto que desde 1986 está inativa. Na oportunidade, parabeniza o deputado Bruno Souza pela iniciativa da criação da CPI. Sobre as referidas situações alarmantes apresentadas em Florianópolis, afirma que novamente fica estampada a incompetência da máquina pública também na construção do novo Aeroporto Hercílio Luz.

Deputado Coronel Mocellin (Aparteante) - Informa que, após eleito, recebeu o representante da empresa que ganhou a licitação, há dois anos, para a recuperação das pontes, e nada aconteceu. Afirma que manifestou ao novo governo a necessidade imediata de recuperar as pontes e da possibilidade de fazer a suplementação de verba para a realização da reforma.

Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Parabeniza o deputado por abordar importante tema, acrescentando que a manutenção das pontes representa uma preocupação de todos os parlamentares, e salienta que o governador, em dois meses de mandato, já arrumou recursos para a manutenção nas pontes. [Taquígrafa: Elzamar]