Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 085ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/09/2021
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Informa que recebeu manifestação do Vice-Prefeito de Mondaí a respeito da preocupação dos moradores da região com a prisão de mais um jovem no município de Riqueza que, pelos indícios, pretendia cometer outro atentado contra uma escola, e questionam o que os Deputados têm feito.
Registra os trabalhos nessa questão, por parte da Inteligência, da Segurança, principalmente de monitoramento de redes sociais e denúncias sobre pessoas com comportamento suspeito, para evitar que outro atentado do gênero seja realizado. Parabeniza as forças policiais que estão identificando, principalmente menores, com atitudes suspeitas, além de colocação de câmeras de monitoramento e demais meios e ações de segurança. Acrescenta que o Delegado Callfass esteve em encontro de Inteligência, em Brasília, e relatou vários aperfeiçoamentos, avanços para monitorar redes sociais e demais ações que possam identificar pessoas suspeitas.
Sobre o Setembro Amarelo, o mês da prevenção ao suicídio, que leva a aproximadamente 12 mil óbitos/ano no País, número que considera alarmante. Relata que trabalhou em regiões do Estado com altos índices de suicídio e solicitou que reunissem os números dos últimos 5 anos, resultando em 172 casos. Comenta que a polícia e os meios de comunicação costumam não divulgar essas tragédias, pois pode incentivar outros casos. E afirma que a questão do suicídio deve ser trabalhada, sendo importante manter a conversa e prevenção, atentando-se aos jovens, principalmente na adolescência. [Taquigrafia: Northon]