Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 095ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/10/2018
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Lamenta a ausência de deputados em Plenário, considerando uma atitude antidemocrática que deve ser revista e respeitada. Além disso, salienta que a sociedade está atenta à mudança, conforme pleito de 2018.
Enaltece a sessão especial, ocorrida na Casa Legislativa, em data anterior, em homenagem ao Cinquentenário das Profissões do Médico Veterinário e do Zootecnista, com a presença do secretário da Agricultura, Airton Spies, enfatizando que tal categoria representa grande importância para o estado de Santa Catarina por ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo.
Homenageia os professores com muita satisfação, recordando seus mestres desde a primeira professora até os dias de hoje, ressaltando a presença da disciplina, da hierarquia, da orientação do professor em detrimento aos tempos atuais em que prevalecem os meios tecnológicos.
Referencia a legislação dos policiais civis, amparando a classe a respeito da aposentadoria especial de 30 anos de serviço, conforme liminar, garantindo à categoria aquele período aos 279 que se aposentaram. Entretanto, a liminar do Iprev foi cassada, situação que afetará consideravelmente os referidos servidores públicos em torno de 50%, 60% referente ao recálculo de seus proventos, tornando a situação muito grave. Contudo, informa ainda que foi pedido uma reanálise à Procuradoria-Geral do estado, oportunizando o servidor de manifestar se pretende retornar à atividade e completar o tempo para ter a aposentadoria integral para evitar grande prejuízo do valor do recálculo de sua remuneração, tornando uma situação muito grave.
Nesse sentido, defende o respeito ao direito adquirido, período de transição e retorno ao trabalho para completar o tempo de serviço. [Taquígrafa: Elzamar]