Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 041ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/07/2020
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Comenta que acompanhou, no dia anterior, a manifestação do movimento de proprietários de estabelecimentos de ensino de Santa Catarina. Corrobora a fala da Deputada Carminatti, bem como dos organizadores do movimento sobre estar fechando uma escola particular por dia, e define a situação como grave e preocupante, pois o Estado não terá estrutura para receber todos os alunos destas escolas que estão fechando.
Relata que acompanhou uma palestra de um médico do Rio Grande do Sul que reafirmou a importância de alterar alguns protocolos relacionados ao combate da COVID-19, pois o fechamento das empresas prejudica a economia, e não está apresentando resultados na diminuição de casos.
Informa, ainda, que o Tribunal de Contas de Santa Catarina, corretamente, suspendeu a nomeação de 19 procuradores e 90 auditores fiscais da Fazenda, e cita o Projeto de Sustação de Ato protocolado pelo Deputado Ivan Naatz para anular este ato do Governo Estadual. Acrescenta que não há necessidade do Governo do Estado contratar funcionários para esta área, e sim contratar profissionais para a área da saúde.
Comenta e lê o relatório do Tribunal de Contas do Estado, onde manifestou a má atuação do Governo do Estado no enfrentamento ao Coronavírus, e diz que essas críticas são fundadas e servem de alerta a um Governo que se recusa a aceitar seus erros.
Lamenta, também, que 225 respiradores ainda estejam com instalações pendentes, e acrescenta que as UTIs também precisam de outros insumos. [Taquigrafia: Northon]