Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 081ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/08/2018
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Relata sua participação no ato de homenagem aos 45 anos da União dos Vereadores de Santa Catarina, ao mesmo tempo em que comenta ações do Ministério Público e Tribunal de Contas questionando a qualidade de cursos realizados por algumas entidades, que visam a participação dos vereadores. Neste sentido, preconiza a necessidade de zelar pelo dinheiro público, dando prioridade aos eventos oficiais.
Na esteira do cuidado com os recursos públicos, fala da urgência em debater a questão das despesas médicas dos parlamentares, chegando-se a um consenso, e buscando um tratamento igualitário.
Também refere-se à questão da judicialização da Saúde, quando uma pessoa entra com ação para conseguir tratamento, e este valor, mesmo que justo, interfere no orçamento da Secretaria da Saúde, que tem um grande valor direcionado a um único tratamento por decisão judicial, em detrimento dos demais que também necessitam.
Faz comentários sobre as rodovias catarinenses, que necessitam de providências do DNIT, ressaltando que a dificuldade de infraestrutura no estado é muito grande. Cita o caso do contorno viário da Grande Florianópolis, com os problemas que estão surgindo em relação a loteamentos e o número de tuneis, tornando a obra interminável; e ainda a situação das pontes da marginal da BR-101, no município de Balneário Camboriú, cujas obras estão paradas, prejudicando os demais empreendimentos e o turismo naquela localidade. Lembra as dificuldades encontradas na BR-282 e BR-163, que são as duas piores rodovias e por onde escoa a produção da região.
Enaltece o trabalho do povo catarinense, que tem levado o estado a se destacar apesar do descaso das autoridades, tanto estaduais quanto federais. [Taquígrafa: Sara]