Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 065ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/07/2019
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Cumprimenta os colegas da Segurança Pública presentes no Plenário. Discorre sobre projeto de lei que beneficia os cabos e sargentos, diz ser uma questão de justiça e espera a aprovação do mesmo para que todos tenham direito à promoção. Declara apoio e admiração aos agentes públicos.
Comenta projeto de lei do deputado Marcius Machado, que aumenta a idade máxima para realização do concurso da Polícia, o que considera justo, tendo em vista o aumento da longevidade dos cidadãos. Informa, ainda, que foi aprovado projeto de lei modificando a altura mínima permitida para policiais homens e mulheres ao fazer concurso público, salientando que pouco importa o tamanho do agente, mas sim a competência dedicada à profissão.
Deseja boas-vindas aos funcionários ACTs do Sistema Socioeducativo, profissão de alto risco devido à relação próxima com os condenados. Garante valorizar os concursados, mas acredita que os ACTs devem ter seus contratos prorrogados, pelo ótimo serviço que prestam à sociedade.
Afirma estar trabalhando, junto ao governo do estado, para que policiais e bombeiros tenham seu direito à Iresa, gratificação adicional ou abono para o Regime Especial de Trabalho do Policial Civil, e que a mesma seja mantida em situações de afastamento por necessidade e por questão de saúde. Salienta que o direito à gratificação tem o apoio dos secretários e do governador Carlos Moisés.
Conclui, falando sobre a Reforma da Previdência, a qual considerou justa para a Segurança Pública. Defende a idade mínima diferenciada para a aposentadoria de policiais e demais agentes de segurança. Destaca o risco que o agente de segurança enfrenta, além de absorver o sofrimento das vítimas. [Taquígrafa: Ana Maria]