Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 016ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/03/2021
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Repercute a notícia já divulgada pela imprensa, de que a Casa está agilizando o projeto que permite ao Estado e aos Municípios a compra de vacinas.
Lamenta e menciona a perda de dois colegas policiais civis para a Covid, a policial Marisa Leite, de Campos Novos, e diz que um dia depois do seu falecimento, ele recebeu um pedido da filha, dizendo que a irmã precisa de UTI e não tem vaga. A outra perda foi do policial Adir Boing, que também aguardava um leito de UTI.
Ressalta que são mais de 400 catarinenses esperando um leito de UTI, e há um crescimento diário do número de pessoas precisando de leito. Também não há mais profissionais, e a única solução é a agilidade na compra de vacinas. Fala que agora o Governo federal está se agilizando na compra de vacinas, mas infelizmente já chega a 300 mil o número de mortos no País e, se não houver um freio, será 20 vezes mais o número de mortes.
Constata que a Saúde não tem mais o que fazer, o Prefeito de Chapecó pediu autorização para contratar mais médicos e enfermeiros. Os Deputados estão recebendo muitos pedidos de leitos na UTI, mas não podem intervir, pois é o médico quem decide qual ele tem chance de salvar, quem está mais grave.
Espera que o Governo Federal consiga fazer as compras das doses de vacinas que está buscando, que também seja liberada essa compra aos estados e municípios, e que o Congresso mantenha isso. Alerta para que se cuidem com os espertalhões, esperando que os municípios tenham cuidado e comprem pelo consórcio da Fecam.
Afirma que o cidadão quer voltar à vida normal, mas para isso é preciso a vacina, e de imediato os cuidados e o distanciamento. Parabeniza a Assembleia por autorizar a compra das vacinas.
Deputado Fabiano da Luz (Aparteante) - Informa da Moção n. 0134.6, a ser votada hoje, de autoria do Deputado Marcius Machado, que apela ao Ministério da Saúde para que os Estados possam adquirir vacinas, somente as já autorizadas pela Anvisa. Mas assinala, se a vacina tem aprovação de órgãos internacionais de Saúde, está sendo utilizada em outros países, que se possa comprar essa vacina.
Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Enfatiza que, sobre essa moção foi conversado, pela manhã, com o Deputado Márcio, em função da alteração dessa aprovação, de uma regulamentação por parte da Anvisa, e das duas leis sancionadas hoje. Cita que o autor já está revendo a redação da moção.
Fala sobre a aprovação da lei, que já passou pela CCJ, encontra-se na Comissão de Finanças e, na próxima semana, talvez, possa concluir essa votação para ter uma normatização aqui em Santa Catarina. [Taquígrafa: Eliana]