Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 100ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/10/2021
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Registra que durante a presente semana visitou a Escola Irene Romã, no Município de Navegantes, e relata sobre demanda no valor de R$ 100 mil para reforma na citada escola. Menciona a verificação das solicitações pela escola, bem como a recepção agradável da Diretora e do grupo de professores, destacando o empenho da equipe em manter a melhor qualidade de ensino e de educação no Estado de Santa Catarina. Fala de uma apresentação dos alunos com o pedido de que nos atendimentos hospitalares tenha o profissional de Libras, e diz que está providenciando um projeto de lei nesse sentido pela justificativa dos alunos e professores, sendo que considera importante a presença desse profissional para que haja uma comunicação entre paciente e médico. Acredita que não se precisa contratar especificamente profissional de Libras, mas que no momento de se contratar profissional para atuar na área da saúde com conhecimentos técnicos, que o mesmo já tenha conhecimento da linguagem de sinais.
E, em tempo, comenta sobre um problema que se verificou na escola referente ao ginásio de esportes que tinha um vazamento no telhado, sendo que um bombeiro, de boa vontade, que foi lá consertar, caiu e faleceu, e após o fato ocorrido não se mexeu no pequeno vazamento, o que ocasionou sério problema de infiltração, atingindo os refletores e a parte elétrica. Portanto, informará o Secretário da Educação, Deputado Luiz Fernando Vampiro, a respeito dessa situação e da necessidade de reformar o telhado do ginásio da Escola Irene Romã.
Comunica que na data anterior recebeu em seu gabinete a Prefeita do Município de Salete, acompanhada do vice-Prefeito e outras lideranças municipais que vieram, unidos, buscar uma solução para a ligação asfáltica entre os Municípios de Salete e Witmarsum. E comunica que os projetos estão prontos, foram apresentados e, agora, está em encaminhamento para que o Governo faça essa obra. Comenta que é mais uma obra esperada há muitos e muitos anos para a região do Alto Vale do Itajaí, e que trará benefícios à região e para o Estado catarinense. [Taquígrafa: Sílvia]