Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 069ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/08/2019
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Comemora a divulgação do mapa da Segurança Pública divulgado pelo Ipea no ano de 2019. Mostra que Santa Catarina se destaca, apresentando três municípios com os menores índices de homicídios, que são: Jaraguá do Sul, Brusque e Tubarão. Faz referência à capa do jornal Notícias do Dia que apresenta a frase: Santa Catarina é referência em Segurança Pública.
Salienta que aqui no estado já existe, desde o início do ano, uma nova forma de administrar a Segurança Pública implantada pelo governador Carlos Moisés, que passou a ser feita por um colegiado de instituições ligadas à área. Anteriormente, havia uma secretaria que recebia os pleitos, chamava os comandantes das instituições para analisar as questões e buscar soluções, e atualmente são os próprios comandantes que fazem o trabalho, realizando ações com a sociedade, com os profissionais e, por fim, são adotadas medidas de segurança.
Comenta que, nos pequenos municípios, áreas abandonadas serão transformadas em praças públicas, onde serão realizados trabalhos de ação social, oferecendo à população um local de lazer mais próximo e seguro.
Parabeniza o governador Moisés pela contratação de mais 50 agentes da Polícia Civil, 50 escrivães, 94 peritos para o IGP, para novembro a contratação de 194 bombeiros militares, e para o ano que vem a realização de concurso para a Polícia Militar com mil vagas. [Taquígrafa: Eliana]