Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/07/2020
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Corrobora a fala do Deputado Jessé Lopes, e reforça que Santa Catarina está recebendo R$ 1,2 bilhão do Governo Federal e não está fazendo a devida aplicação.
Lamenta que o Governo do Estado esteja demorando para repassar os recursos aos hospitais, e por isso falta dinheiro, falta UTI, falta anestesia e insumos básicos para atendimento. Cita como exemplo a atual lotação de UTIs em Joinville e Balneário Camboriú, devido às más decisões do Governo do Estado no combate à COVID-19.
Comenta que, por diversas vezes, as clínicas de hemodiálise entraram em contato com o Deputado, comunicando que precisaram fazer empréstimos bancários para pagar as contas, pois o Governo do Estado não está efetuando o repasse.
Afirma que Santa Catarina encontra-se em uma situação onde é necessário haver um pedido de impeachment contra o Governador, ou efetuar uma intervenção no Poder Executivo do Estado.
Entende que o Secretário da Infraestrutura Thiago Vieira é um bom profissional, porém não está conseguindo dar conta das demandas, e exemplifica, citando diversas rodovias do oeste e extremo oeste em situações precárias.
Presta homenagens aos servidores da Celesc pelos esforços para consertar todos os prejuízos causados pelo Ciclone Bomba, e cita a importância da energia elétrica na agricultura.
Por fim, afirma que a COVID-19 é grave, mas se o Governo do Estado tivesse feito um bom trabalho com os hospitais, teria diminuído o número de contágio, óbitos e seria mais fácil lidar com o vírus. [Taquigrafia: Northon]