Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 012ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 11/12/2018
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Registra a visita de integrantes do Sinpol, que estão acompanhando a questão do processo de promoção dos policiais. Entende que o pleito é justo, motivo pelo qual tem lutado para que isso aconteça também com a polícia civil, como já aconteceu com outras categorias, como polícia militar, bombeiro, sistema prisional, e de todas as demais categorias.
Comenta sobre o violento acidente de trânsito que aconteceu na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, com o atropelamento de um pedestre que transitava na faixa de segurança. Testemunhas e a perícia constataram que o veículo trafegava a aproximadamente 80km/hora, fato inaceitável, uma vez que esta avenida tem um grande afluxo de pessoas, por tratar-se de uma via urbana.
Ressalta a importância de campanhas de orientação, que despertem os motoristas para as suas responsabilidades no trânsito e também ações rigorosas para punir os infratores. Cita dados estatísticos que apontam a superioridade do número de pessoas mortas no trânsito brasileiro comparado àquele de vítimas de guerras em outros países.
Constata que são inúmeros os casos de pessoas dirigindo embriagadas, causando irresponsavelmente danos aos demais e a si mesmos, pelas consequências dos acidentes, como dispendiosos tratamentos de saúde ou até mesmo sequelas irreversíveis para os envolvidos.
Faz um comparativo com os Estados Unidos, que têm uma população 70% maior que o Brasil, com uma média de 30 mil mortes no trânsito por ano, e aqui constata-se uma média de 47 mil mortes por ano. Menciona que algumas medidas foram adotadas e diminuíram inicialmente estes números, entretanto considera imprescindível reduzir drasticamente tais eventos, alertando que só a educação pode promover uma mudança de atitude, tanto de motoristas como de pedestres. [Taquígrafa: Sara]