Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 090ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/09/2021
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Conta que recebeu visita, em seu gabinete, de lideranças ligadas a estudos sobre a utilização de resíduos de fundição.
Agradece a engenheira química e pós-doutora, Raquel Luisa Pereira Carnin, que o presenteou com o livro escrito por ela intitulado "Utilização de Materiais Agroidustriais na Construção". Afirma que a engenheira tem defendido a lei estadual da qual é o autor, que permite o uso de resíduos de fundição em construções civis e outras atividades.
Relata que o governador nomeou novo presidente para o IMA, que está tentando desburocratizar o órgão. Diz que, infelizmente, alguns técnicos do IMA têm criado entraves para a reutilização de resíduos. Registra que participará de uma audiência com o presidente do IMA para discutir o assunto e mostrar para a sociedade que a utilização desses materiais é positiva para os Estados e Municípios, pois podem ser utilizados em obras públicas diminuindo custos e protegendo o meio ambiente.
Acrescenta que somente países de terceiro mundo proíbem a reutilização de resíduos para a construção civil, destacando que é lamentável esse olhar que não enxerga as possibilidades desse projeto. [Taquigrafia: Roberto]