Pronunciamento

Maurício Eskudlark - 009ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/02/2019
DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Orador) - Lamenta a notícia do falecimento do senhor Mauro Ivan Frizzo, que era secretário municipal em Campo Erê, estendendo sentimentos a todos os familiares.
Também traz a preocupação do extremo oeste com a Celesc, que está encaminhando o encerramento da gerência regional de São Miguel do Oeste e de Concórdia, querendo centralizar tudo em Chapecó. Entende que é impossível atender todo o oeste desta forma, e a economia que será feita, de R$ 200 mil anuais, não justifica tal mudança.
Acredita que essa não é a visão do governador Moisés, e o deputado Mocellin tem se empenhado em encontrar um bom termo para resolver esse impasse, entretanto, relata que no final de semana foi procurado por empresas que utilizam o serviço, e também por servidores da Celesc que demonstraram sua preocupação.
Não concorda com essa medida por entender que o município de Chapecó e os vizinhos serão priorizados no atendimento, mas os demais terão muita dificuldade. Espera que, se a presidência da Celesc continuar com essa determinação, o governador intervenha e adote providências, porque considera inadmissível a extinção das regionais da Celesc.
Ressalta que é importante a manutenção de microrregiões em todas as áreas, exemplificando com as regionais da Saúde, que são indispensáveis para atender os municípios da região nas demandas que a secretaria da Saúde municipal não consegue.
Entende a necessidade de enxugar a máquina do estado, porém manifesta-se contrário a extinção das gerências regionais também na Saúde, onde o ideal é levar tratamentos para próximo do cidadão. Ressalta a importância de manter a Celesc regionalizada, valorizando o pequeno produtor em suas necessidades.
Entretanto, concorda que, para racionalizar os custos do estado, algumas regionais devam ser fechadas. Enaltece a atitude do governador, que acabou com a Secretaria de Segurança, estabelecendo um colegiado da Segurança Pública, com as decisões sendo tomadas em conjunto, o que centralizou e agilizou as informações. Demonstra certeza no discernimento do governador Moisés para fazer o melhor por Santa Catarina, acreditando que ele está no caminho certo. [Taquígrafa: Sara]