Pronunciamento

MARLENE FENGLER - 008ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/02/2020
DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Discorre sobre mais um caso de feminicídio, ocorrido em um colégio estadual localizado no bairro Campeche, Município de Florianópolis. Conta que a vítima, diretora da escola, foi assassinada a facadas pelo ex-companheiro dentro do seu local de trabalho. Elenir de Siqueira Fontão já havia registrado queixa na Polícia Militar contra o agressor.
Cita relatório da ONU apontando que 17,8% das mulheres no planeta afirmaram sofrer violência física ou sexual de seus parceiros nos últimos 12 meses. Informa que, em Santa Catarina, os casos de feminicídio aumentaram 40% em 2019 com relação a 2018.
Conta que o tema violência contra a mulher levou a Bancada Parlamentar Feminina a percorrer o Estado de Santa Catarina para buscar um diagnóstico mais claro da situação e, principalmente, fortalecer as ações existentes por meio da integração de todos os atores nesta questão. Na Assembleia Legislativa, a deputada Ada De Luca lançou o Pacto por Elas, onde a cada mês todas as instituições que trabalham ligadas ao problema se reúnem para traçar estratégias de enfrentamento por meio do Pacto Maria da Penha.
Conclui, dizendo que é necessário cortar o mal pela raiz, agindo para formar cidadãos mais conscientes de seus direitos e limites, baseando-se no respeito ao próximo, condição básica para a civilidade.

Deputada Luciane Carminatti (Aparteante) - Destaca a importância que deve ser dada ao assunto, pois a violência contra a mulher continuará acontecendo se não houver um debate. Ressalta a importância de conscientizar as pessoas, principalmente os homens, reafirmando não ser uma pauta somente das mulheres, mas sim de toda a sociedade. [Taquigrafia: Roberto]