Pronunciamento

MARLENE FENGLER - 091ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/10/2019
DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Relata com alegria que, na semana anterior, 800 mulheres lotaram o auditório da Assembleia Legislativa para participar do evento que tratava da participação das mulheres na política. Comenta que eram mulheres com verdadeiro interesse de ingressar no cenário político. Acrescenta que esteve em São Miguel do Oeste, e lá teve a oportunidade de discursar para uma plateia de quase 200 mulheres de todas as idades. Por outro lado, comenta que neste ano, até a presente data, 42 mulheres foram assassinadas pelos seus companheiros.
Informa que os feminicídios refletem questões culturais e de políticas públicas, que precisam ser mais abrangentes e devidamente investidas para que ataque o problema de forma ampla e adequada.
Com base nos dados relatados, argumenta que as mulheres precisam ser mais atuantes e ocupar espaços na política brasileira, podendo assim romper a cultura de submissão feminina na sociedade.
Cita alguns indicativos sobre a representatividade feminina na política, que mostram a desproporção em relação à participação masculina, e o crescimento tímido na participação das mulheres. E por conta da presença maciça de mulheres no evento anterior, demonstra otimismo com a mudança de cenário, trazendo a equidade de gênero no quadro político.
Por fim, exibe o videoclipe musical de um grupo de estudantes de uma escola, em Biguaçu, que venceu um concurso de música, com a temática sobre o combate à violência contra a mulher.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Parabeniza a deputada, bem como entende que o evento foi positivo para a participação feminina na política. E afirma que se deve lutar pela equidade nas disputas eleitorais. [Taquigrafia: Northon]