Pronunciamento

MARLENE FENGLER - 004ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/02/2019
DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Declara sentir-se grata e feliz por estar neste Parlamento como representante de todos os catarinenses, em especial do povo do oeste e da Grande Florianópolis, além dos 256 municípios onde recebeu votos, desejando trabalhar incansavelmente pelo bem de todos.
Também destaca que esta é uma nova experiência, pois trabalhou muitos anos como assessora política, aqui e no Senado, sendo a primeira mulher chefe de gabinete da Presidência desta Casa. Considera tal momento um grande desafio, mas afirma sentir-se preparada para a missão. Agradece aos companheiros de bancada pela recepção e a todos pela acolhida.
Ressalta que a bancada feminina se compõe de cinco mulheres, o maior número de todas as Legislaturas, um dado relevante num período em que assustam os muitos casos de violência contra as mulheres. E empenha seu desejo de implementar ações que contribuam para a redução dessa triste estatística.
Elenca algumas iniciativas adotadas nesta semana. Registra que encaminhou ao governador pedido de revogação dos decretos que aumentam a carga tributária de muitos itens, inclusive da cesta básica, para garantir que o estado continue conquistando mercados, sendo competitivo e se desenvolvendo.
Solicita ao governador que busque uma forma legal de rever os decretos que aumentam significativamente a carga tributária do setor produtivo, buscando uma forma de fazer a revisão necessária, mas sem onerar ainda mais quem contribui para o crescimento do estado.
Comunica a criação da Bancada do Oeste, mais precisamente do Grande Oeste, parlamentares que desejam unir forças para vencer as barreiras da infraestrutura que entravam o desenvolvimento da região. Constata que, distante da capital, longe do litoral, graças à capacidade empreendedora de sua gente, conquistou para Santa Catarina e para o Brasil mercados cobiçados mundialmente, como o europeu e o asiático, mas lamenta não haver o merecido reconhecimento, as merecidas contrapartidas.
Salienta que o problema das rodovias é grave e precisa de solução urgente, sem falar na necessidade de melhorias nos aeroportos da região, especialmente de Chapecó, ou nas deficiências do sistema de energia elétrica que comprometem a expansão industrial e afetam milhares de propriedades rurais.
Acredita que a Bancada do Oeste poderá contribuir imensamente na busca de soluções para essas questões. Já na primeira reunião houve o consenso de que rodovias e aeroportos precisam de ações urgentes, para as quais houve o encaminhamento de pedido de audiência ao governador e ao secretário da Infraestrutura. E juntamente com os colegas de bancada, da Fiesc, Fecomércio e com o prefeito de Chapecó, tratar inicialmente da questão do aeroporto.
Afirma que não se dedicará apenas ao oeste, e empenha seu apoio à prefeita Adeliana para que a Casan resolva definitivamente o problema da Lagoa de Estabilização, no bairro Potecas, que não pode continuar onde está porque afeta milhares de pessoas e prejudica a expansão do município.
Também demonstra solidariedade ao prefeito Camilo, de Palhoça, que decretou situação de emergência na mobilidade urbana, situação esta que une Palhoça, São José, Biguaçu e várias outras cidades da região, na espera sem fim pela conclusão do Contorno Viário da Grande Florianópolis.
Reafirma sua crença na boa política, no debate que constrói melhores alternativas, na pluralidade de ideias, no respeito ao outro como princípios próprios da democracia. Fala que é um momento diferente, de expectativas, pois as pessoas estão desejosas do novo e rechaçando, de forma generalizada, a velha política.
Finalizando, assegura que vai se empenhar para resgatar o respeito que merece esta Casa, onde se definem leis e ações que regem o dia a dia das pessoas. [Taquígrafa: Sara]