Pronunciamento

MARLENE FENGLER - 094ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/10/2019
DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Parabeniza todos os professores pelo dia de hoje, considerando a profissão a mais importante de todas.
Procede apresentação de vídeo, mostrando pessoas de várias idades usando celular em vários lugares. Justifica o mesmo, comentando que o que se vê no vídeo não é um exagero, é a realidade que vivemos atualmente, dentro das casas, nos restaurantes e nas ruas. Cita pesquisa que mostrou que no Brasil 60% dos adultos tem celular com acesso à internet, o que torna o país líder no uso de smartphones entre as nações emergentes, e sabemos que as crianças e adolescentes também os usam cada vez mais, e com maior frequência. Diz que é inegável que o uso da tecnologia facilita a vida, está presente no cotidiano, e isto é bom se for usado a favor das pessoas. No entanto, destaca que o avanço tecnológico se deu muito rápido, trazendo dependência tecnológica por adultos, jovens e crianças, sendo que isso dissocia os mesmos da realidade. Argumenta que o uso sem controle transforma pessoas de todas as idades e classes sociais em dependentes tecnológicos, o problema é muito sério e um campo desconhecido, sendo que o uso massivo da tecnologia coincide com o aumento de suicídios e automutilações, citando que alguns especialistas já dizem que o vício tecnológico é semelhante à dependência química.
Finaliza, registrando Projeto de Lei de sua autoria para instituir, no estado, a Semana de Orientação, Prevenção e Combate a Dependência Tecnológica, pois acredita que somente pela conscientização vai se conseguir realmente fazer as transformações que precisamos e que queremos com relação à questão.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Parabeniza a deputada pelo tema, e chama atenção dos pais, ressaltando que atualmente a criança até no berço já tem um suporte para celular. Acha um absurdo, lembrando que criou as suas filhas e que nunca precisou disso. [Taquígrafa: Ana Maria]