Pronunciamento

MARLENE FENGLER - 062ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 08/07/2021
DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Faz referência ao evento que acontecerá, na presente data pela parte da manhã, na Alesc, que é a mesa-redonda para discutir sobre o combate à pedofilia, e que foi promovido pela Presidência da Casa Legislativa, Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Escola do Legislativo, que contará com a participação de especialistas para tratar o tema. Lembra que a Semana de Combate à Pedofilia foi aprovada na Alesc, em 2016, para que seja uma semana de debates, discussões e de combate à pedofilia.
Faz um breve relato sobre alguns participantes do evento, como a palestrante, escritora e educadora Maura de Oliveira, sendo que a mesma dá nome à Lei Estadual n. 9.234/2021, de Combate e Prevenção à Pedofilia, Cyberpedofilia, Abuso e Exploração Sexual Infantil, do Estado do Rio de Janeiro, e que possui chancela honrosa da ONU e menção honrosa da ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama; e, também, a presença da Delegada, a Dra. Patrícia Zimmermann D'avila, que já é uma parceira da Casa e da comissão no que diz respeito ao combate à violência contra a mulher, e falará sobre esse tema que é delicado, difícil, mas precisa ser discutido. E enfatiza que o combate à pedofilia é um tema que deve ser falado, discutido para que as famílias e a sociedade em geral tomem consciência para poderem encontrar formas de se combater esse crime hediondo, e que tem crescido muito no Estado catarinense ao citar dados numéricos.
Salienta a importância de se fazer a denúncia, e fala desse período de pandemia em que as crianças e adolescente ficaram mais tempo em casa, mais expostos à internet, e da importância de a família acompanhar a vida da criança nas redes sociais, onde se tem acesso a qualquer tipo de informação. Por isso, convida a todos que possam acompanhar, participar e, inclusive, encaminhar sugestões, pois tudo que for discutido no evento será encaminhado para a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. [Taquígrafa: Sílvia]