Pronunciamento

MARLENE FENGLER - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/03/2021
DEPUTADA MARLENE FENGLER (Oradora) - Relata que, no dia anterior, participou da aula inaugural do curso de formação política para mulheres da Escola do Legislativo. Dentre as pautas de destaque, a Deputada defende que haja reserva de vagas às mulheres nos mandatos, ao invés de apenas a participação nas nominatas, argumentando que é uma questão de justiça, e comenta que, se essa medida não for adotada, demorará em torno de 116 anos para que haja paridade de gêneros nos legislativos estaduais, e 56 anos nos municipais. Acrescenta que o Parlamento precisa ser um espelho da sociedade, e todas as pessoas devem se sentir representadas no Legislativo.
Alterando o assunto, a Deputada enfatiza a importância de haver união para discutir pautas que ajudem a combater a pandemia no Estado, pois o Parlamento não pode perder tempo com debates que não contribuem na busca da solução da pandemia.
Comenta que, na última sexta-feira, juntamente com o Prefeito de São José, Orvino, visitou o Hospital Regional de São José, e comenta que pode ver o trabalho dos profissionais de saúde empenhados ao máximo, e também comenta que viu uma enorme fila de pessoas aguardando uma oportunidade de serem atendidas. Comenta dados a respeito da preocupante situação dos hospitais em Santa Catarina, e cita casos de diversas cidades que precisaram aderir ao lockdown e medidas restritivas para diminuir a curva de mortes por coronavírus.
Informa que a Assembleia Legislativa destinou mais de R$ 20 milhões para o Governo do Estado para a aquisição de vacinas, pois afirma que é o caminho para recuperar a saúde e a economia de Santa Catarina.
Registra que encaminhou ao Governo do Estado uma sugestão para criar um fundo estadual de apoio aos pequenos empreendedores, e a suspensão do ICMS de estabelecimentos comerciais optantes pelo Simples Nacional em casos de lockdown.
Reforça a necessidade de haver união entre os Poderes de Santa Catarina na elaboração e aprovação de pautas para combater a Covid-19, e pede aos cidadãos que usem máscara, álcool em gel, evitem exposição sem necessidade e aglomerações.
Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Complementando a fala da Deputada, informa que Câmara Federal tem um projeto que garante 16% de assento para deputadas federais, estaduais e vereadoras, projeto este que precisa de apoio. [Taquigrafia: Northon]