Pronunciamento

MARCIUS MACHADO - 086ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/09/2021
DEPUTADO MARCIUS MACHADO (Orador) - Dirige-se ao Deputado Tiago Frigo, desejando-lhe boas-vindas à Casa Legislativa.
Concorda com o Deputado quanto à importância do Presidente ter sancionado a lei que aumenta a pena para quem maltrata animais. Mas discorda quanto à existência de fake news neste assunto, esclarecendo que a corrida de galgos ocorria na Argentina e Uruguai, onde foram proibidas, e vieram para o Rio Grande do Sul, onde também foram proibidas, entretanto, acontece em Santa Catarina, com apostas em dinheiro, além levar crianças, e maltratam os animais. Atualmente, diz que os galgos estão na guarda de uma ativista chamada Kátia Chubaci, que contou situações horrendas que acontecem com esses animais.
Diz, ainda que a lei penal existe, mas ele está reivindicando a proibição das corridas em Santa Catarina e multa, e acredita que aqueles que são a favor da proteção animal não votam contra.
Informa que a lei especifica: "realizar competições de corridas de cães, exceto para casos de treinamento desses animais para e pelas Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal para busca e salvamento, resgate, contra tráfico de drogas, de armas e artefatos explosivos." Assim, acredita que o seu projeto é bem claro, e lamenta que se continue permitindo a corrida de cães no Estado.
Deputado Tiago Frigo (Aparteante) - Agradece ao Deputado o esclarecimento quanto ao projeto, lamentando que não tenha acontecido no dia da votação. Quanto a fake news, informa que se referiu à mídia.
Deputado Sergio Motta (Aparteante) - Cumprimenta o Deputado Marcius Machado, reafirmando que sempre votou a favor das causas do bem-estar animal, mas entende o posicionamento daqueles que consideram que já existe uma lei federal punindo os maus-tratos aos animais. Lamenta que a imprensa tenha mostrado negativamente o assunto.
Deputado Ismael dos Santos - Lamenta que o projeto de lei que autoria do Deputado Marcius não tenha sido aprovado, ressaltando que a sua ausência prejudicou o debate. Considera que deva apresentar uma nova proposta, que com certeza será aprovada, pois todos defendem os animais. [Taquígrafa: Elzamar]