Pronunciamento

MARCIUS MACHADO - 071ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/08/2019
DEPUTADO MARCIUS MACHADO (Orador) - Anuncia o veto do governador do estado ao projeto de lei de sua autoria, aprovado na Casa Legislativa, sobre o ingresso na carreira militar de bombeiros e da polícia, propondo às mulheres a altura de 1,55m e aos homens 1,60m, em contrapartida ao pré-requisito do Exército Brasileiro que atribui às mulheres 1,60m e aos homens 1,65m, vigente em outros estados. Comunica que o veto será analisado na Comissão de Constituição e Justiça, retornando ao Plenário para votação, e lamenta a decisão de Carlos Moisés, vetando tal projeto que prejudicará inúmeras pessoas que almejam entrar na carreira militar. Espera que a Casa Legislativa se manifeste aprovando a lei, derrubando o veto. Segundo o deputado, a real seleção dos candidatos acontece no Teste de Aptidão Física - TAF, e defende a ideia de que um homem com 1,60m e uma mulher com 1,55 são competentes, conforme avaliação física, para a Segurança Pública do estado.
Na segunda pauta do seu pronunciamento, coloca em evidência novamente alguns equipamentos do Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos de Lages, que constantemente se encontram inoperantes, citando os aparelhos de ressonância magnética e tomografia, e questiona tais ocorrências. Ainda sobre o assunto, informa que fez um pedido ao secretário de estado da Saúde, uma vez que no dito hospital há uma nova ala com vários instrumentos novos, inclusive que não estão em funcionamento devido à falta de autorização, e sugere ao governo que coloquem os referidos aparelhos em atividade, incluindo a máquina de ressonância nova.
Espera que o governo tome providência sobre relevante assunto em prol da saúde do povo catarinense, ao mesmo tempo em que informa a existência de um movimento na mídia para expandir o direito à saúde, aproveitando a estrutura já instalada. [Taquígrafa: Elzamar]