Pronunciamento

MARCIUS MACHADO - 024ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 11/12/2019
DEPUTADO MARCIUS MACHADO (Orador) - Diz que ao analisar os jornais e após acessar o site da Casan, leu a notícia de que a mesma trabalha com nova forma de tratamento de esgoto no município de São Joaquim.
Lembra que o município citado subsidiava a tarifa do esgoto, e com isso o cidadão pagava cerca de 60% do consumo de água. Agora, com uma decisão judicial, o mesmo não pode subsidiar esta tarifa, sendo que, a partir do ano de 2020, o município terá cerca de 100% de tarifa sobre o que consome de água em tratamento de esgoto. Demonstra contrariedade, e lembra que, em todos os municípios em que a Casan faz gestão do esgoto, a tarifa chega a 100%.
Comenta a importância do projeto de sua autoria com o Deputado Sargento Lima, e pede ao Deputado Bruno Souza que libere o projeto na comissão de Minas e Energia para tramitação e retorno para sociedade.
Trata de outro assunto, sobre o projeto da farra do boi, lembrando que é uma tradição no Estado que não cabe mais, pois hoje é crime. E pede que se trabalhe este projeto nas comissões como tal, uma vez que neste final de ano muitas farras podem ocorrer.
Fala também sobre as rinhas de galo, e diz ter ficado surpreso com as rinhas de cachorro, comenta não entender o porquê de tal prática violenta, e em seu projeto pretende multar pessoas que as praticam.
Deseja coibir essas práticas que são inaceitáveis, lembrando que passou na Comissão de Agricultura a multa administrativa para quem abandonar animais.

Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Diz admirar o trabalho do deputado, e comenta que quando uma pessoa tem uma conduta violenta, ao sondar o histórico, descobre-se que era cruel com animais domésticos. E, posteriormente, as vítimas são as mulheres. [Taquigrafia: Guilherme]