Pronunciamento

MARCIUS MACHADO - 085ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/11/2020
DEPUTADO MARCIUS MACHADO (Orador) - Demonstra preocupação com a insistência do TSE em manter as eleições em plena pandemia. Relembra que alertou sobre a chegada de uma terceira onda de contaminação da Covid-19. Argumenta que as eleições poderiam ter sido adiadas ou unificadas, e questiona o gasto de R$ 2,5 bilhões direcionados para o custo das eleições a cada dois anos.
Relata que o Detran de Lages está agendando atendimento para 30 dias posteriores, apenas para retirar documentos. Acrescenta que essa ineficiência do Estado é um desrespeito com o cidadão, e gera riscos para os condutores de veículos que estão com as documentações pendentes. Solicita à Governadora que tome alguma atitude para que o sistema do Detran flua melhor.
Rapidamente, comenta sobre as emendas impositivas para as escolas estaduais, lamentando que os projetos estejam parados.
Parabeniza o Deputado Kennedy Nunes pela matéria apresentada, e questiona a atitude do juiz e do promotor, que deixaram a vítima ser constrangida.
Pede que a Governadora do Estado crie unidades laborais nas unidades prisionais para que os presos trabalhem e contribuam com a sociedade. Sugere uma parceria público-privada para os presos trabalharem nas obras de infraestrutura dos municípios. Comenta que isso contribui com a ressocialização do preso ao término da pena.
Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Comenta que Santa Catarina, proporcionalmente falando, é líder em atividade laboral. Concorda que o apenado deve trabalhar, pois dignifica a pessoa. Também concorda com as considerações referentes ao Detran.
Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Relata que em Jaraguá do Sul há um forte programa para os apenados, que trabalham na construção de casas pré-moldadas. Elogia o trabalho da Deputada Ada De Luca enquanto Secretária da Segurança. [Taquigrafia: Northon]