Pronunciamento

MARCIUS MACHADO - 024ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/04/2021
DEPUTADO MARCIUS MACHADO (Orador) - Reporta-se ao projeto de sua autoria sobre multa para farrista do boi, que comete maus tratos ao animal, pensando que está batendo em Judas, ao comentar sobre matérias jornalísticas transmitidas durante o período da Semana Santa, que mostra o desatino de um boi que, para tentar escapar do sofrimento, jogou-se dentro de uma piscina e, após tudo isso, a Cidasc foi até o local do acontecimento e sacrificou o animal. Fala que nas redes sociais o farrista de boi diz ser um ato de cultura, porém entende que tal ato cometido contra o boi é uma atividade sádica.
Discorre e descreve sobre os tipos de multas a serem aplicadas nesses casos, após fazer alterações no seu projeto de lei, a fim de não se permitir esse tipo de prática no Estado de Santa Catarina, até porque existe legislação federal nesse sentido.
Agradece o aparte do Deputado Sargento Lima, comentando a questão dos psicopatas, baseado na teoria norte-americana, que diz que quando uma criança maltrata um animal a probabilidade de maltratar um ser humano é muito grande. E, ao mesmo tempo, menciona a corrida de cães galgos no Estado catarinense, em que os animais recebem estimulantes para correrem mais rápido, simulando uma caça, e no final da corrida, como não conseguem caçar, acabam brigando entre eles. E diz que já recebeu manifestações nas redes sociais em que falam ser um tipo de cultura, o que considera inaceitável.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelo tema abordado, e discorre sobre alguns tipos de cultura que existem no mundo como atitudes nocivas e criminosas. Também, fala dos crimes praticados por psicopatas, que geralmente são pessoas que na infância cometeram maus tratos a animais. [Taquígrafa: Sílvia]