Pronunciamento

LUIZ FERNANDO CARDOSO - 089ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/08/2018
DEPUTADO LUIZ FERNANDO VAMPIRO (Orador) - Relata informações negativas em relação à pasta de alta complexidade que é a saúde. O secretário iniciou alguns encaminhamentos que surtiram efeitos muito positivos.
Ressalta uma auditoria do Tribunal de Contas do estado mostrando um valor em torno de um bilhão que a pasta não estava solvente com os seus compromissos. Medidas então foram tomadas nesse sentido como os pregões eletrônicos realizados pelo estado e a saúde conseguiu uma economia superior a 10 bilhões.
Salienta a regionalização da saúde em que o governo do estado faz uma nova reabilitação com o Ministério da Saúde, conseguindo em mais 14 municípios a criação de novos leitos. Faz também a ampliação dos serviços de alta complexidade, como Neurologia, Cardiologia e Oncologia, em que os pacientes hoje são atendidos perto de suas casas. Havendo uma melhora em 60% nas consultas com as filas menores para os atendimentos.
Faz o registro de que a equipe da saúde tem se esforçado muito e apresenta números bastante expressivos, como por exemplo, as cirurgias eletivas, em que o estado de Santa Catarina é destaque nacional, foi o primeiro a atingir mais de 100% da meta financeira da campanha nacional do Ministério da Saúde.
Cita as conquistas deste ano da Secretaria da Saúde: retomada do hospital Florianópolis após ser restringido o atendimento pela intervenção do estado; nova ala no Cepon, unidade especializada em tratamento contra o câncer; nova ala de Oncologia também do Hospital Santo Antônio em Blumenau; o Instituto de Cardiologia de Florianópolis ganhou dois aparelhos importantes; e mais uma série de outros investimentos realizados pelo governo.

Deputado Ismael dos Santos (Aparteante) - Esclarece sobre a campanha nacional de vacinação contra a pólio e o sarampo, pois há uma preocupação sobre a meta que não atingiu ainda o número de pessoas necessárias. Cita o Programa Reviver, de atenção ao dependente químico, que apresentou muitas dificuldades, mas o atual secretário efetuou os pagamentos e as 80 comunidades estão muito agradecidas. [Taquígrafa: Eliana]