Pronunciamento

Luciane Carminatti - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/08/2019
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Registra o 1º Seminário Catarinense, tendo como título "Escola é Lugar de Ciência", realizado no dia anterior, e diz que esse debate tem crescido, sobretudo nos últimos meses.
Conta que o evento lotou o Auditório Deputada Antonieta de Barros, com mais de 600 inscrições, envolvendo pesquisadores, professores, cientistas, estudiosos e gestores. Ressalta a presença do professor Gaudêncio Frigotto, figura conhecida pelos educadores brasileiros em nível nacional, e também do pesquisador Ildeu Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Relata a participação do Instituto Federal Catarinense e do Instituto Federal de Santa Catarina, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal Fronteira Sul, Sistema Acafe, Fecam, Undime e também da Secretaria de Estado da Educação, que garantiu a presença de aproximadamente 300 professores da rede estadual. Salienta a importância do tema, pois verdadeiras barbaridades estão sendo ditas neste ano, como: "a terra é plana" e "as queimadas na Amazônia sempre aconteceram". Chama atenção para o papel da educação e a importância dos métodos científicos.
Conclui, mencionando algumas das 35 propostas expostas no seminário: promover encontros para debater as práticas de ensino de ciência nas escolas da rede pública; garantir no orçamento recursos para construção e manutenção de laboratórios e bibliotecas em todas as unidades de ensino; associar produção científica com o plano de carreira do professor; incluir na escola a possibilidade de realizar pesquisa e extensão em seu cotidiano; fomentar encontros de ciência e tecnologia por região; garantir formação continuada aos professores, considerando o princípio da pesquisa; bolsas de estudo e seminários regionais. [Taguígrafa: Elzamar]

Partido: MDB
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Discorre sobre audiência, na data anterior, na Casa d'Agronômica, articulada pelo líder do governo e o deputado federal Darci de Matos, com o governador e várias lideranças representativas do estado, quando se discutiu demandas da região meio-oeste e Planalto Norte, principalmente quanto à infraestrutura das rodovias, destacando a situação da SC-135, que liga Porto União a Matos Costas e necessita de manutenção, bem como a SC-477. Entende que foi um encontro de resultados, pois houve a decisão do governador Carlos Moisés de autorizar o projeto para a execução da obra de recuperação das citadas rodovias.
Faz referência ao fechamento de escritórios regionais da Cidasc sem que os deputados tenham tomado ciência, pois não houve um diálogo. Relata questionamento feito à presidente da Cidasc sobre tal decisão, uma vez que os parlamentares não foram chamados para discutir a respeito dessa decisão técnica. Faz um contraponto ao dizer que muitas vezes uma economia de dez ou vinte mil reais não justifica o fechamento de uma estrutura, e demonstra satisfação em ouvir que o secretário da Casa Civil comunicou a suspensão do fechamento dos citados escritórios.
Deputado Fernando Krelling (Aparteante) - Comunga a fala do deputado e menciona que em Joinville, na data anterior, realizou-se uma reunião na Câmara Municipal para tratar sobre o fechamento do escritório da Cidasc no município, sendo que buscou respostas, e o secretário da Agricultura e a presidente da companhia responderam que era decisão técnica.
E, na data presente, o secretário da Casa Civil informou que a decisão foi revertida. De imediato questionou o secretário Ricardo por dizer anteriormente uma coisa e, agora, outra, e a resposta dada foi que ele é um secretário técnico e não político.

Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Tece comentários a respeito da reunião e salienta que a decisão técnica foi revogada por determinação do governador. Menciona que o político não olha apenas o lado técnico, mas também o interesse social, o coletivo, a comunidade. [Taquígrafa: Sílvia]