Pronunciamento

Luciane Carminatti - 006ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/02/2020
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Saúda o presidente, os deputados, as deputadas, a imprensa, os trabalhadores da Casa, e, de modo especial, os colegas professores, os servidores da Saúde, aqui discutindo a Reforma da Previdência.
Inicia a sua fala, mencionando a palavra gratidão, como forma de reverenciar a importância dos profissionais da Educação e da Saúde presentes na Casa Legislativa. Destaca que, na questão dos educadores, cita o reajuste, a carreira e a Reforma da Previdência, também reivindicação dos servidores da Saúde e dos policiais, e lamenta a proposta vergonhosa de 3,14% ao Magistério apresentada pelo Executivo, dividida em duas vezes, ignorando totalmente os 12.84% do Piso do Magistério e também os 4,17% que não vieram do ano passado. Coloca ainda que os profissionais do Magistério têm um acúmulo de mais de 17% de perdas, considerando apenas o ano passado e o presente. Diz ainda que não foi levado em conta a fatídica aprovação da 668, em 2015, massacrando os ACTs e a carreira dos professores.
No momento seguinte, reforça que não está pedindo salário exorbitante, mas, sim, aquilo que o estado tem condições de garantir aos profissionais da Educação. Afirma que o debate no Parlamento é sempre o mesmo, defender o piso da carreira, aumento do vale alimentação, e em relação à Reforma da Previdência, diz que se o governador quiser fazer, não é aumentando a alíquota, porque os professores já pagam 14% desde 2015.
Finaliza, divulgando o grande respeito do Deputado Maurício Eskudlark, relator da Reforma da Previdência, com os deputados, com a Bancada do PT, ouvindo todas as reivindicações e formalização. [Taquígrafa: Elzamar]