Pronunciamento

Luciane Carminatti - 085ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/09/2021
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Pronuncia-se a respeito da primeira semana de setembro, que deveria ser de orgulho à Pátria, e que não terá desfile militar novamente, apenas atos por todo país. Menciona que patriotismo é um sentimento de pertencimento, de respeito e de entrega à Nação, bem como é um agir na defesa da população, é defender o estado democrático de direito e a democracia.
Faz referência sobre a terça-feira, dia 31, quando o Presidente Bolsonaro, em agenda por Uberlância, disse em tom de ameaça que mudará o destino do Brasil. Faz exibição de vídeo em que mostra a fala do Presidente, que tem sido divulgada pela imprensa, para comentar que o STF e o Congresso Nacional estão sob ameaça de invasão durante os atos do dia 7 de setembro, sendo que até os líderes aliados estão preocupados, e se mostraram inclinados a pedir aos presidentes do Senado, da Câmara e do STF que acionem as forças armadas para proteção dos prédios públicos no feriado da próxima semana.
Mostra a bandeira do Brasil, e diz que as cores dela não são cores de golpe. Logo, questiona o que o caos promove para a economia, para a educação, e outros itens, como a volta do Brasil ao mapa da fome, da miséria e do desemprego. Afirma que usar a bandeira e Deus como escudo significa não ter competência para resolver os problemas cada vez maiores do nosso País, e que a data 7 de setembro é o momento para demonstrar que golpes e ditaduras atrasam o país, e quem sofre é o povo.
Faz o registro, como Deputada, como educadora, da sua preocupação com os rumos do 7 de setembro, pois se demorou muito tempo para derrubar uma ditadura militar sangrenta, e ainda está na fase de consolidação de uma democracia. E ressalta que democracia só existe com pão na mesa, com emprego, trabalho e com um Governo que consiga dialogar. [Taquígrafa: Sílvia]