Pronunciamento

Luciane Carminatti - 010ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/02/2021
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Menciona que, em 2009, a Alesc coordenou o primeiro fórum dos Deputados, Presidentes e Vice-Presidentes das Comissões de Educação das Assembleias Legislativas do País. Salienta que esse fórum foi coordenado por ela, e que Santa Catarina sediou esse primeiro fórum, em Florianópolis, que construiu uma pauta em defesa do Fundeb, aprovado depois nacionalmente.
Relata que, no dia de ontem, foram agregadas, novamente, essas Comissões de Educação e mais a da Saúde, para a jornada nacional Vacina para Todos Já. Para tanto, coloca que uma comitiva de Deputados esteve em Brasília, juntamente com 61 entidades representativas de Fóruns da Educação, e 25 Estados apoiando esse movimento, onde foi apresentada uma carta.
Registra que cada Estado realizou audiências virtuais para tratar desse assunto, e em Santa Catarina houve uma representação muito significativa, suprapartidária, na audiência, de Parlamentares e de pessoas, como o Senador Dário Berger, a Deputada Federal Ângela Amin, assim como Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pela Educação Já, Lucene Magnus, representando os estudantes catarinenses, a Ana Júlia, da CUT, e tantos outros.
Afirma que é um movimento que está sendo criado e foi levantada a pauta da vacinação aos trabalhadores da Educação, porque está se vendo professores adoecendo, alunos tendo que ficar em casa. Acrescenta que o professor adoece e leva para casa o Covid, e uma criança também pode levar. Declara que é preciso sensibilizar a sociedade para a importância que tem a vacinação dos trabalhadores em Educação, pois está se movimentando de 16 a 20% da população catarinense.
Destaca que os catarinenses têm que ter orgulho do que se está construído e que está tendo um impacto nacional. Comenta que o Presidente do Senado concordou em pautar um projeto de lei que permite que as empresas possam adquirir vacinas, mas doar para o SUS para que faça a distribuição criteriosa sem privilégios.
Agradece às lideranças e autoridades que se manifestaram sobre essa preocupação que vem da Educação, se somou à Saúde, mas é preocupação com a vida. Ressalta que querem escola aberta, sim, mas com saúde. [Taquígrafa: Eliana]