Pronunciamento

Luciane Carminatti - 036ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/04/2018
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Antes de manifestar a pauta de seu pronunciamento, faz algumas colocações, reportando-se ao mês de fevereiro de 2016, quando participou de uma reunião em Brasília, com o ministro dos Transportes e várias entidades para discutir as rodovias de Santa Catarina, ausentes os governantes catarinenses. Posiciona-se não defender quaisquer que sejam, posto que tais cargos imponham responsabilidade.
Faz alusão à data de 1º de maio de 2018, Dia Internacional do Trabalho, citando o pensamento de Augusto Spies, diretor do jornal Diário dos Trabalhadores, um dos quatro líderes do jovem movimento operário dos Estados Unidos, sentenciados à morte em 1886.
"Se acreditais que enforcando-nos podeis o movimento operário. Esse movimento constante em que se agitam milhões de homens que vivem na miséria, os escravos do salário; se esperais salvar-vos e acreditais que os conseguireis enforcai-nos! Então vós encontrareis sobre o vulcão, e daqui e de lá e debaixo e ao lado de todas as partes surgirá a revolução. É um fogo subterrâneo que mina tudo."
Salienta que tal pensamento permanece até os dias atuais, especificamente difundido pelo Michel Temer: direitos retirados; Constituição Federal aniquilada e o patrimônio brasileiro entregue a estrangeiros, desemprego e fome.
Diante de tal situação, faz um convite aos trabalhadores e trabalhadoras a participarem, na próxima terça-feira, do grande ato unificado em Curitiba, movimento promovido pelas sete centrais sindicais, em solidariedade ao ex-presidente Lula de denúncia internacional e da pauta conjunta de revindicação de seus direitos.
Por fim, cita a mensagem proferida por Lula "Não adianta tentar acabar com minhas ideias, elas já estão pairando no ar!" [Taquígrafa: Elzamar]