Pronunciamento

Luciane Carminatti - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/03/2020
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Comenta sobre o lançamento da Frente Parlamentar da Ciência na Escola, e afirma que a ciência é essencial para fornecer conhecimento e informação correta para a população.
Informa que na data anterior foi aprovada uma moção que trata da taxa de energia elétrica das propriedades rurais. Comunica que existem muitos agricultores que estão reclamando e não compreendem porque houve aumento na conta de energia em suas propriedades rurais.
Conta que a moção pede a revogação de um decreto que resultava no aumento gradativo da taxa de energia elétrica dos agricultores. Complementa que em 2019 os agricultores já pagaram 76% de uma tarifa residencial urbana, em 2020 será 82%, e no ano seguinte 88%, até que em 2023 acabará o subsídio de 30%. Assim, gradativamente, os agricultores pagarão a mesma taxa de energia do meio urbano.
Cita a situação de duas cidades específicas do Estado, exemplificando com dados numéricos o aumento de gastos com energia elétrica das famílias agricultoras de Mondaí e São José do Cerrito. [Taquigrafia: Northon]