Pronunciamento

Luciane Carminatti - 056ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/08/2020
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Registra o aniversário de Chapecó, hoje, que completa 103 anos de fundação. Município onde nasceu e vive até o momento, e mesmo com a jornada dupla, na capital, não mede esforços participando de eventos como almoços de domingo, nos centros comunitários, nas manifestações na Praça Coronel Bertaso e nas reuniões em bairros ou no interior de Chapecó.
Afirma que são mais de 220 mil habitantes, a população cresceu quase 9%, nos últimos cinco anos, isso por que muitos têm escolhido Chapecó para morar, seja pela oferta de emprego, por opções na agricultura, ou pela força do cooperativismo que se destaca em nível estadual. O Produto Interno Bruto ultrapassa R$8,5 bilhões, é o sexto maior do Estado, com crescimento acima da média.
Relata que, neste ano, o grande destaque foi para a geração de empregos, pois Chapecó foi a única cidade de Santa Catarina, e uma das dez do país, a chegar com mais de 1.700 postos de trabalho. Na área rural, onde vivem mais de 18 mil pessoas, a produção agrícola cresceu 15%; na Segurança, Chapecó se destaca por ter 100% dos homicídios esclarecidos. Essas condições favoráveis ao município são frutos do suor dos chapecoenses, e da herança de governos em que o bem-estar da população estava em primeiro lugar.
Registra que Chapecó chega aos 103 anos com muitos desafios e alguns sonhos, como o de ver concluídas as obras da nova rota do milho, a duplicação da BR-282, o contorno viário leste, o aeroporto da cidade, e um sistema de abastecimento robusto para enfrentar as estiagens. Qualificar os equipamentos públicos dos bairros, ampliando as vagas de atendimento de zero a três anos; reforçar as políticas públicas voltadas às mulheres, aumentar os investimentos em saúde, etc.
Afirma que seguirá trabalhando com esses objetivos, e que como presente de aniversário Chapecó estará recebendo mais de R$3,2 milhões para ações na área da educação, saúde, agricultura, esporte e lazer. São melhorias de infraestrutura e na prestação de serviços públicos, graças à destinação de emendas parlamentares. Menciona também o fortalecimento do setor cultural a partir de suas ações à frente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc.
Acrescenta que cursar a universidade estadual deixou de ser uma realidade distante para quem vive no município, com a conquista de um campus da Udesc quando foi Secretária Municipal de Educação. Milhares de jovens têm sua vida transformada pelo ingresso ao ensino superior público, na região oeste, porque houve muito trabalho para implantar a Universidade Federal da Fronteira Sul, e mais o Curso de Medicina na Federal. É uma universidade federal com mais da metade das vagas destinadas a estudantes de escolas públicas, chegando a ter 92% delas, promovendo uma verdadeira revolução social a partir do município de Chapecó. Tudo isso com a sua coordenação.
Enfatiza que são algumas marcas da sua perseverança, do seu compromisso e da seriedade deixadas na história do município de Chapecó. Há muito que se comemorar, e se manifesta deixando um forte abraço a todos os chapecoenses, aos que nasceram aqui, ou àqueles que neste município escolheram morar. Deseja muita saúde, união e confiança a todas as famílias chapecoenses, ela, uma mulher educadora, ex-vereadora de Chapecó e atual Deputada estadual. [Taquígrafa: Eliana]