Pronunciamento

Luciane Carminatti - 060ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/09/2020
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Discorre sobre o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, esperando que a segunda fase do Programa seja diferente da primeira, quando uma multidão de microempresários ficou sem receber nenhum valor.
Afirma que, em Santa Catarina, as micro e pequenas empresas correspondem a mais da metade dos negócios ativos e que, apenas, 11 mil conseguiram concretizar a linha de crédito, sendo que dessas, as microempresas ficaram com apenas 28,2% dos recursos, enquanto as pequenas levaram 71,8%, isso porque a rede bancária preferiu emprestar para as pequenas empresas, que possuem maior porte e mais recursos.
Conta que solicitou audiência com o Secretário de Estado da Fazenda para pedir que articule, junto ao Governo Federal, medidas mais inclusivas e capazes de atender a maioria dos empreendedores catarinenses.
Conclui, informando que foi aprovado o orçamento de guerra, autorizando o Presidente da República a garantir todo o recurso necessário para saúde, educação, segurança, geração de empregos e outras áreas, com a intenção de permitir que todos os setores tenham condições de se restabelecer. [Taquigrafia: Roberto]