Pronunciamento

Luciane Carminatti - 023ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/04/2019
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Inicia o discurso informando, de forma preocupada, que o estado está prestes a perder a Eletrosul. Afirma que o governo anunciou a fusão dessa empresa com uma empresa privada de geração de energia de porte muito menor.
Exibe no telão alguns fatos e dados importantes da Eletrosul como: o aumento de 845% de investimentos entre 2003 e 2014; quase R$ 2 milhões de investimentos em patrocínios e projetos culturais; aplicação de R$ 180.000,00 no hospital Nossa Senhora da Conceição; 13 projetos sociais e possui uma matriz energética 100% limpa, vinda de fontes hídricas, eólicas e solares. Por fim, mostra que a Eletrosul foi reconhecida em diversos rankings como uma empresa crescente em variadas categorias.
Traz informações sobre a empresa que irá incorporar a Eletrosul, a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - CGTEE. Comunica que essa empresa apresentou um prejuízo financeiro elevado a ponto de ter firmado, em 2011, um termo de ajustamento de conduta, que resultou no aumento de processos trabalhistas, processos julgados e indenizações pagas. Em seguida, direciona seu questionamento aos deputados, argumentando que essa fusão é descabida, pois traria perda de receita para o estado.
Por fim, agradece aos deputados que assinaram a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Eletrosul, e informa que está sendo solicitada uma audiência para discutir ações em conjunto para defender o patrimônio da empresa. [Taquígrafa: Sara]