Pronunciamento

Luciane Carminatti - 068ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/06/2018
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Faz uma prestação de contas de diferentes e diversas iniciativas tomadas em relação à área da cultura, como presidente da comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa. Elenca as ações, especialmente as do início de 2017 até agora, destacando com isso que a atuação da comissão caminha no sentido de cobrar que o governo do estado adote um modelo de gestão para a cultura.
Destaca que, depois de oito anos de espera, a Lei do Sistema Estadual de Cultura foi enfim aprovada no final do ano anterior, ressaltando a necessidade de ficar atentos à regulamentação de todos os componentes do sistema e também da sua efetiva implantação.
Acredita que apenas uma gestão democrática na cultura, transparente, com forte participação e controle social, permitirá que os marcos regulatórios da cultura e as prioridades estabelecidas pela comunidade cultural sejam cumpridas.
Considera que foram muitas as ações realizadas à frente da comissão, tendo presente que ainda é muito pouco para conseguir, de fato, colocar a cultura como uma política pública instituída em Santa Catarina, chegando a todas as regiões e em todas as áreas culturais. [Taquígrafa: Sara]