Pronunciamento

Luciane Carminatti - 095ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/10/2018
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Cumprimenta a todos os professores pela passagem do seu dia, incluindo-se nesta comemoração, pois também é professora. Enaltece a importância desse profissional, pois é a profissão que permite que as demais existam. Além das comemorações, alia-se à luta dessa classe que, no dia a dia, enfrenta uma tarefa árdua, eivada de muitas dificuldades, entre elas a falta de concurso público, fazendo com que o estado tenha mais ACTs do que professores efetivos.
Destaca que, pela falta de concurso, o professor precisa trabalhar em várias escolas, em diversos turnos, enfrentando o sucateamento físico das mesmas, além da falta de biblioteca, informática, internet, entre outros, e deparando-se ainda com a destruição da sua autoridade.
Lamenta que os 25% do orçamento do estado ainda não seja integralmente destinado à Educação, e destaca que alguns professores estão trabalhando doentes, com depressão, sem a possibilidade de afastar-se para um tratamento adequado, ou que as causas dos seus problemas sejam debeladas.
Deseja aos professores uma vida melhor, mais respeito, melhor remuneração, fazendo com que os jovens voltem a ter interesse na carreira, pois pelas dificuldades enfrentadas e pela falta de concurso público há muito deixou de ser uma opção profissional para os mesmos. [Taquígrafa: Sara]