Pronunciamento

Luciane Carminatti - 030ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/04/2018
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Reporta-se à morte de Paul Singer aos 86 anos, economista e um dos fundadores do PT, e discorre sobre o legado de conhecimento deixado para o Brasil, país que o recebeu na década de 40 quando tinha oito anos de idade com seus familiares fugindo do nazismo na Áustria.
Ao exibir imagens fotográficas que mostram um pouco da vida do mestre Paul, enaltece o trabalho desenvolvido em relação à economia solidária, o que considerava a revolução real para um mundo melhor, pois desencadeia a responsabilidade igualitária a todos socialmente. Assim, cita gratidão e reconhecimento por suas ideias que continuarão a viver entre as pessoas, e transmite solidariedade aos familiares, amigos, colegas professores, intelectuais, alunos e a todos que de uma forma ou outra foram tocados por suas palavras e exemplos.
Cita o PL n. 124/2016, que objetiva desenvolver políticas de economia solidária no estado de Santa Catarina. Faz uma exemplificação das cooperativas de catadores de material reciclável, as quais se organizam, a grande maioria, a partir de princípios da economia solidária, com uma relação isonômica entre os membros, sem chefias e hierarquias. [Taquígrafa: Sílvia]