Pronunciamento

Luciane Carminatti - 053ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/08/2020
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Faz comentários sobre a grave situação dos profissionais da área cultural, provinda da pandemia do coronavírus, silenciando por cinco meses a expressão artística dos catarinenses.
Historicamente, relembra que Santa Catarina ocupava o 4º lugar no cenário nacional do PIB criativo, representando que o percentual de 2,5% da riqueza direta gerada no Estado decorria da cultura artística, citando shows, teatro, dança, cinema, exposição, feiras de artesanato, museu, entretanto o decreto do Governador, emitido em 17 de março, definhou a cadeia produtiva cultural catarinense, prejudicando a economia do Estado.
Na continuidade do relato, diz que, à época, a Casa Legislativa, em sintonia com a Fundação Catarinense de Cultura, apresentou mecanismos agregando garantia de renda emergencial à cultura catarinense, disponibilizando o valor de R$ 4 milhões, conforme Medida Provisória n. 0229/2020, e reitera a necessidade de aprovação no Parlamento em prol da cultura de Santa Catarina.
Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Parabeniza a deputada pelo relato transparente sobre a liberação de recursos, beneficiando a cultura catarinense. [Taquígrafa: Elzamar]