Pronunciamento

Luciane Carminatti - 052ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/08/2020
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Informa que já ocorreu uma reunião com a associação nacional e estadual das escolas de educação infantil privadas, e que está sendo tratada com o Secretário Paulo Eli a questão das linhas de crédito.
Comunica que, no período vespertino, da presente data, acontecerá a segunda reunião com esse grupo de escolas particulares de educação infantil para tratar das dificuldades no cadastramento.
Registra que existem grupos de trabalho, no Estado, que estão elaborando protocolos, e anuncia que já possui o primeiro protocolo oficializado, de 49 páginas, com todas as medidas destinadas ao ensino profissionalizante, educação de jovens e adultos, ensino médio e superior, e acrescenta que para a educação infantil o documento ainda está em processo de elaboração.
Manifesta preocupação com o possível retorno das escolas, pois acontecerá em um momento de alta na curva da pandemia. Cita o exemplo de São Paulo, que havia previsto o retorno das aulas para setembro, e adiou para outubro.
Concorda que há muitas crianças sem atendimento em creche, e afirma que este é um problema recorrente e estrutural, e cita dados estatísticos para embasar sua afirmação.
Critica a manifestação do programa da Rede Globo, Jornal Nacional, em relação aos servidores públicos do Brasil. Comenta que a questão não é o Estado ser maior ou menor, mas, sim, melhor. Cita que é necessário haver um debate que atenda ao interesse público, que foque nos altos salários de militares, judiciários e legislativos no âmbito federal, ao invés dos servidores municipais e estaduais. Apresenta diversos dados que embasam seus argumentos para defender os servidores municipais e estaduais.
Conclui, reiterando que o peso do Estado não pode cair sobre quem ganha menos, pois os pequenos servidores públicos são fundamentais e pouco valorizados. [Taquigrafia: Northon]