Pronunciamento

Luciane Carminatti - 096ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 22/10/2019
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Relata que o secretario da Educação informou que, em 2019, não haverá reajuste para a categoria do Magistério em Santa Catarina. Lamenta o fato e chama atenção para a importância de áreas essenciais, como Saúde, Segurança e Educação.
Parabeniza os jornalistas Marcelo Espinoza, da Agência AL, e Maria Helena Saris, da TVAL, igualmente toda a equipe de jornalismo da Assembleia legislativa, pelas premiações recebidas no Prêmio FIESC de Jornalismo 2019.
Discorre sobre a necessidade de implementar os alimentos dos agricultores e produtores orgânicos na merenda escolar. Cita, como exemplo, algumas ações do município de Tubarão, que no ano de 2015 usou 53% do recurso vindo do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e também colocou recursos próprios para a merenda escolar. Destaca que a ajuda do Executivo municipal fez com que os agricultores conquistassem a certificação dos produtos orgânicos. Ressalta que a Agricultura Familiar, em novembro de 2018, a qual participou da Chamada Pública da Merenda Escolar, está fornecendo 61% dos hortifrutigranjeiros como frutas, verduras, feijão, farinhas de milho e mandioca, aipim congelado, panificados, polpa de maracujá, entre outros. Cita que a cooperativa esta sendo chamada de COOPERAZUL, Cooperativa da Agricultura Familiar de Tubarão e Região, com o nome alusivo à CIDADE AZUL.
Concluindo, parabeniza o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, pela bela iniciativa, salientando a importância de oferecer uma merenda escolar de qualidade, bem como incentivar a agricultura do estado. [Taquigrafia: Roberto]