Pronunciamento

Luciane Carminatti - 074ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/08/2019
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Discorre sobre duas experiências muito positivas que vivenciou, pois representam o grande trabalho que os educadores vêm fazendo nas escolas de Santa Catarina e do Brasil.
Registra lançamento do livro intitulado "Aventuras com os Pôneis Mágicos", escrito por Kauana Brighenti. A autora é uma menina autista e a obra lançada surgiu a partir de um trabalho interdisciplinar apresentado em mostra pedagógica promovida em seu colégio, ainda em 2017. Com o apoio dos pais e dos professores da Escola Professora Geni Comel, Kauana se desafiou e transformou o enredo em uma composição literária que conta a história de uma personagem que se vê em um mundo inexplorado, habitado por criaturas mágicas. Lá ela precisa aprender a conviver com o desconhecido, bem como lidar com seus próprios medos, sonhos e limitações.
Relata sua visita a Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista, localizada no interior de Nova Itaberaba. Conta que o colégio estava para ser fechado devido ao pequeno número de estudantes, mas a comunidade se reuniu e decidiu implantar o ensino integral, além de outras metodologias, abrangendo conteúdos relacionados à tecnologia e a cultura rural. Hoje, o educandário leciona matérias tradicionais no período da manhã e durante a tarde os alunos participam de oficinas de robótica; agricultura familiar sustentável; cuidado com os animais; plantas, chás e hortas; esporte, saúde e cultura. O resultado da inovação foi um aumento significativo no número de matriculas e a necessidade da criação de uma fila de espera.

DEPUTADO MAURO DE NADAL (Presidente) - "Deputada Luciane, ouvindo a sua fala, e vejo aqui, na minha frente, os vereadores Rogério Grade e Rambinho, de Cunha Porã, que não vão me deixar mentir. Lembrei-me do tempo em que, na escola, tínhamos uma horta que nós, alunos, cuidávamos, e a merenda gerada servia de alimento para todos os estudantes. E a limpeza da sala de aula era feita por nós, inclusive passar cera e lustrar o chão. Ninguém ficou doente por isso, não é mesmo? Tempos bons." [Taquígrafa: Elzamar]