Pronunciamento

Luciane Carminatti - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/10/2019
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Oradora) - Registra seminário que será realizado no dia de amanhã, que irá tratar e discutir o tema da saúde dos profissionais da Educação no estado. Comenta que a própria Secretaria da Educação divulgou dados importantes e tristes, pois ocorrem 25 pedidos de afastamento por dia na rede estadual de ensino catarinense. Informa que o seminário tem o objetivo de ouvir professores, doutores e pesquisadores de âmbito nacional, que discutem a saúde dos trabalhadores em Educação para construir propostas e programas de prevenção à saúde dos mesmos.
Cita que os educadores estão sujeitos a inúmeros fatores de risco sem qualquer programa de prevencão, alguns não tiveram nunca cautela com a voz, com a coluna e com a saúde mental, já que o estado nunca olhou com carinho e com zelo para eles. Menciona que atualmente os alunos são extremamente ativos, inquietos e levam para a escola muitas carências. Informa que atualmente no estado existem mais de dois mil professores doentes ou afastados, e também em precárias condições de saúde.
Destaca que o seminário contará com a presença de vários especialistas e doutores que abordarão vários assuntos relacionados à área. Destaca que o evento quer aprofundar o tema sobre o que está acontecendo na vida dos profissionais da área educacional, e como o governo estadual vai se comportar diante da realidade para evitar as situações de doenças.
Encerra, convidando todos os parlamentares e demais interessados a participarem do seminário.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Parabeniza a deputada, dizendo que realmente a prevenção é tudo, e que a saúde mental dos professores é muito importante. Coloca-se à disposição e apoia a questão. [Taquígrafa: Ana Maria]