Pronunciamento

Luciane Carminatti - 036ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/04/2018
DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (Orador) - Como presidente da comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, comenta sobre os desafios das mulheres no esporte, e registra conquistas importantes que muitas vezes passam despercebidas, prestando homenagem a três equipes vencedoras e enaltecendo o seu trabalho.
Lamenta que também no esporte haja diferenciação entre homens e mulheres quanto à valorização do profissional. Observa que o futebol ainda é um espaço predominantemente masculino, constatando que raramente há transmissão nacional de jogos femininos em horário nobre; o investimento na equipe feminina é menos que a metade da seleção masculina; os salários são absurdamente inferiores; e as diárias, quando viajam para fora do país, são incrivelmente diversas, chegando a R$ 1.600,00 para os homens e R$ 200,00 para as mulheres. Fala também que a seleção feminina tem dificuldade em conseguir patrocínio por desinteresse das marcas em investir na modalidade.
Refere-se à Marta, a maior artilheira da história das copas do mundo, que levou cinco vezes consecutivas o prêmio de Melhor Jogadora do Mundo, recorde que nenhum jogador bateu, e ainda assim tem salário menor que muitos atletas do futebol masculino. Afirma também que as mulheres sofrem preconceito e assédio nos estádios, e mesmo sem espaço na mídia e sem incentivo financeiro elas são as grandes campeãs no esporte e na vida.
Argumenta que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no futebol, e neste sentido cita três equipes catarinenses que se destacaram: o Brasil, pela sétima vez, é campeão da Copa América de Futebol Feminino; as meninas da Escola Estadual Lourdes Lago, de Chapecó, que venceram o Campeonato Mundial de Futsal Escolar Feminino; e a terceira equipe merecedora de homenagem é o Futsal feminino de Anita Garibaldi, Projeto Renascer Através do Esporte, que tem por objetivo a inclusão social. [Taquígrafa: Sara]