Pronunciamento

Leonel Pavan - 093ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/10/2018
DEPUTADO LEONEL PAVAN (Orador) - Faz uma análise das eleições, no primeiro turno, na procura pela interpretação dos resultados, pois o momento eleitoral foi o mais surpreendente e imprevisível dos últimos 30 anos.
Ressalta que analistas têm destacado a imensa onda que se formou nos momentos finais em favor do candidato do PSL à presidência, Jair Bolsonaro, e de seus aliados nos pleitos estaduais e legislativos.
Salienta que em Santa Catarina essa onda virou um tsunami capaz de mudar toda lógica e tradições das eleições do estado. O catarinense deu a Bolsonaro sua maior votação proporcional do país, mostrando sua insatisfação num grande percentual de renovação nos governos.
Menciona a redução de partidos e a ampliação do debate em torno da implantação do voto distrital para que as regiões não sejam representadas de forma mais efetiva, nos Parlamentos, além de reduzir o custo nas campanhas, mostrando uma valorização pelo voto regional. Comenta que o eleitor fugiu de suas bases e passou a escolher candidatos longe de sua cidade e depositou o voto nas urnas.
Adverte para que se tenha paciência em esperar que as soluções ocorram, tanto em nível de estado como nacional, os eleitos precisam de tempo, e o ideal é que ocorra um diálogo pela busca de um pacto nacional em torno de um projeto consistente de reconstrução.
Finaliza seu discurso agradecendo em nome do filho os votos recebidos. [Taquígrafa: Eliana]